“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

39 Anos ao Serviço dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

No fim da década de “70”, no auge das lutas pela “arrumação” das forças democráticas, em consequência do 25 de Abril de 1974, vivia-se no setor da aviação e aeroportos – ao tempo consubstanciado apenas em quatro grandes polos: TAP; ANA; SATA e o conjunto das companhias aéreas estrangeiras, a operar em Portugal – um clima de muita agitação e alguma descrença motivadas, principalmente, pelos reduzidos resultados conseguidos nos vários movimentos reivindicativos em curso.

Este foi o ponto de partida para o arranque da grande caminhada que veio, por vontade expressa da maioria dos trabalhadores, a culminar na fundação do SITAVA em 29 de maio de 1980. Nessa altura, existiam no nosso setor cerca de 45 sindicatos. Dez anos depois, em 1990, existiam ainda cerca de 30. Hoje, mesmo contando aqueles sem qualquer expressão, com um reduzido número de associados, não ultrapassarão uma dezena.

Ler mais…

 

NOVOS PROTOCOLOS

Instante Sindical

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos