“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

Portway - Alteração de procedimentos - Acidentes de Trabalho

Relativamente à recente NI DRH 13/2017 da Portway (“Procedimentos de Acidentes de Trabalho - alterações”), a empresa mostrou-se preocupada com o facto de ser, no contexto do Grupo Vinci Airports, a que regista os piores resultados em matéria de Acidentes de Trabalho. Este facto colocará a administração numa posição desconfortável perante o grupo, o que a levou a tomar medidas no sentido de melhorar os resultados estatísticos. Subir no “ranking”, não importa como nem com que consequências, é esse o objectivo!

A forma que a empresa parece ter encontrado foi a de impor que, em caso de acidente, os trabalhadores acidentados sejam remetidos, obrigatoriamente, para os hospitais públicos (que chama de hospitais civis). A intenção será a de forçar uma triagem que permita eliminar alguns casos menos graves não os participando à seguradora, reduzindo, por este processo, o número de acidentes. Ao mesmo tempo, o prolongado tempo de espera previsto nos hospitais públicos para doentes “pouco urgentes” e a elevada burocracia associada a este novo “procedimento” constitui também uma tentativa insólita de desmotivação para a protecção da saúde de cada trabalhador.

Ler mais…

 

Instante Sindical

Novos Seguros

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos