“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

Desde a sua fundação que o SITAVA tem procurado apoiar os seus associados nalguns sectores, particularmente naqueles onde as carências mais se fazem sentir. Assim estabelecemos protocolos com várias organizações de modo a materializar estes objectivos, colocando à disposição dos associados um vasto conjunto de vantagens, sendo tarefa permanente alarga-las cada vez mais e a mais sectores.

 

APOIO JURÍDICO: O SITAVA garante aos seus associados, apoio jurídico em todos os problemas laborais. Esse apoio é prestado em todo o território nacional nas sedes, nacional e regionais do sindicato (Lisboa, Faro, Funchal, Ponta Delgada e Porto).


ACIDENTES DE TRABALHO: Em Lisboa, fruto de um acordo celebrado com a União dos Sindicatos de Lisboa / SMAST, são facultadas consultas médicas aos associados na situação de sinistrados do trabalho para apoio em Tribunal de Trabalho.


APOIO À CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Se for associado, contacte o SITAVA para o ajudar a tratar da sua certificação profissional. Esta é a comprovação de que um profissional detém as competências e outras condições exigidas para o exercício de uma determinada profissão ou actividade profissional. Esta comprovação concretiza-se através da emissão, por entidade oficial, de um Certificado de Aptidão Profissional (CAP).

Em 27 de Julho, através do D/L 92/2011, o governo revogou o Sistema Nacional de Certificação e criou no papel o sistema de regulação de acesso a profissões - SRAP com o apoio da ANQ - Agência Nacional de Qualificações, mas que ainda não funciona.


SEGUROS: A CGTP-IN e outras organizações sindicais criaram em 2002 uma mediadora de seguros, a LIBERINTER, na forma de cooperativa. Todos os sindicatos filiados na CGTP-IN podem utilizar os serviços da LIBERINTER e, se o desejarem, poderão associar-se. A LIBERINTER surge para defender os interesses dos segurados sócios dos sindicatos filiados na CGTP-IN, nomeadamente através de descontos significativos nos preços dos seguros e por meio também da defesa dos interesses dos segurados junto da companhia de seguros. A LIBERINTER é uma garantia de resposta rápida e eficaz à generalidade dos problemas colocados pelos segurados à seguradora. Porque representa um número elevado de associados, a LIBERINTER tem conseguido descontos significativos no preço dos seguros. A União faz a força! Quantos mais segurados tiver, melhores condições conseguirá obter para estes. Comprove-o obtendo uma simulação contactando a LIBERINTER e concluirá que os preços são já muito competitivos.


DEFESA DO INQUILINO: Em Lisboa, e em resultado de protocolo celebrado com a AIL - Associação de Inquilinos Lisbonenses, da qual o SITAVA é sócio colectivo, os seus associados têm garantida a assistência técnica e jurídica em caso de conflitos com os senhorios. Esta associação dedica-se, também, à administração de condomínios.


PARQUE DE CAMPISMO: Os associados do SITAVA beneficiam de condições muito especiais no Parque de Campismo, localizado na costa alentejana, no Brejo da Zimbreira, Vila Nova de Milfontes. Para uma informação mais completa sobre estas condições, informe-se na sede, em qualquer uma das nossas delegações ou através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .


APOIO MÉDICO: No Porto, consultas na sede da delegação regional, com receituário e diagnósticos complementares para o regime da Segurança Social.


DISTRIBUIÇÃO ANUAL: de agendas e calendários de bolso, bem como o já tradicional calendário-plano de parede ou secretária, a todos os associados.


REVISTA DO SITAVA: Enviada para a morada indicada pelo associado;


PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO: O SITAVA procura estabelecer acordos de cooperação com entidades das áreas mais diversas, de modo a beneficiar os associados e corresponder aos seus interesses (ensino superior, formação profissional, teatro, turismo e lazer).

 

 

Instante Sindical

Novos Seguros

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos