“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

 

O SITAVA, Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, é a organização sindical mais representativa do Sector da Aviação Civil em Portugal.

A grande maioria dos trabalhadores das empresas de Transporte Aéreo, Aeroportos, Aeródromos, Controlo da Navegação Aérea, Assistência em Escala (Handling), Manutenção e Indústria Aeronáutica, encontram-se associados no SITAVA. Muitas são as razões desta preferência dos trabalhadores!

O SITAVA representa trabalhadores nas empresas a seguir indicadas:

 

 

O SITAVA foi criado, a partir da vontade dos trabalhadores e das suas estruturas de base, a 29 de Maio de 1980. Tem âmbito nacional e natureza vertical e unitária.

Nasceu e desenvolve a sua actividade com um único objectivo: unir todos os trabalhadores, independentemente das suas opções políticas, simpatias partidárias ou credos religiosos, para a defesa dos seus direitos, bem como das suas expectativas profissionais.

Fiel a estes princípios, cresceu e, mesmo nos momentos mais difíceis e complexos da sua actividade de representação dos interesses das mais diversas categorias profissionais, sempre manteve a conduta responsável e coerente que o caracteriza.

Pugna pelo direito ao trabalho, mas também, pela defesa do trabalho com direitos, defende o diálogo a formulação de propostas e a livre negociação.

Jamais abdicará da luta pela concretização dos anseios dos trabalhadores que representa, como da luta por objectivos mais gerais, como são exemplos o combate sem tréguas e a resistência, perante mais esta ofensiva contra os mais elementares direitos dos trabalhadores e das suas organizações.

Como reafirmação e garantia destes princípios, o SITAVA é filiado na CGTP – Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses e na ETF – Federação Europeia dos Sindicatos dos Trabalhadores de Transportes.


UNIDOS SOMOS MAIS FORTES

 

Instante Sindical

Novos Seguros

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos