“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

1 2 345678

image

image

image

image

image

image

image

image

<< >> Play > Stop

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

Portway — Novo A.E. assinado: condições de vida e de trabalho dos trabalhadores da Portway melhoradas

Desde o passado mês de Fevereiro de 2019 que os sindicatos representativos dos trabalhadores da Portway, andam em conversações com a empresa, com vista à negociação de um AE que dê a resposta possível às justas aspirações dos trabalhadores. Tal objectivo foi atingido a 23 de Julho, o que tinha permitido, de imediato, o descongelamento das carreiras com retroactivos a Janeiro de 2019, pagas no mês de Agosto, bem como o fim do banco de horas.

No entanto, como todos sabem, por razões alheias a estes sindicatos, não foi possível a assinatura desse acordo, o que levou a um acréscimo substancial de conflitualidade.

Não obstante, ao longo destes quase 6 meses mantivemo-nos firmes na intenção de assinar aquele acordo de 23 de Julho, com as mesmas contrapartidas (leia-se pagamento das carreiras com retroactivos a Janeiro de 2019).

Ler mais…

 
NAV — Sala ICA – Acordo alcançado

No passado mês de dezembro, conforme informado no nosso último comunicado, o SITAVA foi convocado pela Empresa para uma reunião, onde nos foi apresentada (bem como aos outros sindicatos) uma proposta de alteração ao RATICA, a aplicar em Lisboa, para regulação da Sala ICALIS.

Em resposta, apresentámos uma contraproposta com os seguintes objetivos:

- A inclusão da sala ICA de Santa Maria;

- A detenção do mesmo nível de formação e de qualificação/especialização de todos os trabalhadores TICA desses órgãos;

- O respeito pelos critérios de escolha e requisitos para acesso aos graus de chefia, tendo sempre em consideração os mais qualificados e habilitados.

Uma vez que a Empresa foi ao encontro das nossas propostas, foi possível chegarmos a um acordo, tendo o SITAVA assinado no dia 08 janeiro, as alterações ao RATICA, sobre estas matérias.

Ler mais…

 
O SITAVA faz anos e os sócios recebem as prendas

Durante todo o ano de 2020, ano em que vai comemorar o quadragésimo aniversário, o SITAVA irá atribuir em cada mês 10 vouchers (*) para as Pousadas de Portugal, a 10 associados, que nesse mês comemorem também o seu aniversário.

Pretende-se com este gesto, por um lado agradecer a todos os trabalhadores que confiam no SITAVA para os representar, e por outro, mostrar também aos demais que ser sindicalizado no SITAVA é bem mais que isso.

Ser sindicalizado no SITAVA, além da garantia da defesa intransigente dos seus direitos, nomeadamente a defesa dos Acordos de Empresa, é também poder usufruir de um serviço de apoio a sócios que funciona das 9:00 às 18:00 horas todos os dias em Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada. É poder beneficiar de descontos nos mais variados serviços e empresas, (ver em www.sitava.pt). É poder usufruir de grandes descontos na utilização do Parque de Campismo de Vila Nova de Milfontes que está aberto durante todo o ano, e para todo o tipo de alojamentos. É isto tudo e muito mais.

Ler mais…

 
Lojas Francas de Portugal — A paciência tem limites

Os trabalhadores das Lojas Francas têm aguardado, pacientemente, o devido reconhecimento pelo seu esforço e dedicação no cumprimento das constantes exigências profissionais que lhes são apresentadas e superadas diariamente.

É por todos conhecido que para além da enorme carga de trabalho, decorrente do aumento de passageiros que demandam nos aeroportos nacionais e das constantes alterações das especificações exigidas consoante a origem e o destino dos passageiros, estão a verificar-se situações cada vez mais injustas, resultantes da desadequação das carreiras profissionais destes trabalhadores.

Ler mais…

 
Portway — Cartão refeição e Clª 39

Informamos que, por proposta destes 4 sindicatos (SIMAMEVIP – SINDAV – SITAVA e STHA), reiterada em reunião no dia 20/12, a empresa aceitou suspender o Regulamento da Clª 39 e reformular as adesões ao Cartão Refeição.

Relativamente à Clª 39 aplicar-se-à o AE na sua plenitude. Quanto ao Cartão Refeição, a adesão será opcional para cada trabalhador.

Nesta mesma reunião, obtivemos o compromisso da Empresa de retomar as negociações do AE no mês de Janeiro. Reiterámos também todos (estes 4 sindicatos e a Portway) a intenção de que as negociações sejam céleres e permitam acabar com a ameaça da caducidade do AE (que pode ocorrer antes do final de 2020), esperando estes sindicatos que possamos assinar um acordo o mais aproximado possível do texto de 23 de Julho.

Ler mais…

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 2 de 89

NOVOS PROTOCOLOS

Instante Sindical

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos