“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

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Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

Grupo SATA — A unidade dos Trabalhadores começa a dar frutos

O SITAVA, no passado dia 20 de agosto, fez entrega ao CA/ Grupo SATA de uma proposta para a revisão do AE da SATA Air Açores e do AE da SATA Internacional. Atendendo à complexidade e morosidade deste processo negocial, foi possível acordar com o C.A., para aplicação imediata e com retroativos a janeiro, uma proposta de revisão salarial para o ano em curso, com efeito previsto também, para os próximos dois anos. Se a negociação dos AE’s, que irá ter início brevemente, não estiver concluída em janeiro de 2020 ou janeiro de 2021 aplicar-se-á em cada um destes anos a respetiva atualização salarial prevista.

Assim, as tabelas salariais e as cláusulas de expressão pecuniária indexadas, aplicadas no Grupo SATA serão atualizadas em 1,5% com retroativos a janeiro do presente ano. Para os anos de 2020 e 2021, tal como já explicitado, estão acordadas atualizações mínimas de 1,8% e 2% respetivamente.

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Aviação Estrangeira — Revisão Salarial 2019 - Acordo alcançado

Concluiu-se, no dia de hoje, a revisão salarial para 2019, após longos meses de negociação e do recurso aos serviços competentes do MTSSS – Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para efeitos de condução pela DGERT – Direção Geral de Emprego e das Relações do Trabalho de processo de conciliação e, posteriormente, de mediação.

O acordo, agora, alcançado com a RENA – Associação das Companhias Aéreas de Portugal compreende:

- Atualização de 1,2% da tabela salarial, com efeitos a 1 de janeiro de 2019;

- Atualização de 1,2% da tabela das prestações pecuniárias, com efeitos a 1 de janeiro de 2019.

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Estacionamento para todos os trabalhadores

Tal como anteriormente anunciado, o SITAVA reuniu ontem no Ministério das Infraestruturas e Habitação, onde, mais uma vez, voltámos a abordar com as pessoas diretamente envolvidas na solução o problema da falta de estacionamento automóvel no aeroporto de Lisboa. Este problema afeta, obviamente, todos os trabalhadores, mas afeta em especial aqueles que são obrigados a laborar em horários não servidos pela já muito depauperada rede de transportes públicos.

Por parte do ministério, foi-nos dado conhecimento de toda a atividade entretanto desenvolvida pelo grupo de trabalho, nomeadamente, que foi, finalmente, assumido pela concessionária dos aeroportos portugueses, a ANA/VINCI, que o estacionamento automóvel para os trabalhadores aeroportuários nos aeroportos nacionais, é um problema muito sério que tem de ser resolvido. No que respeita ao aeroporto Humberto Delgado, a resolução definitiva chegará com as obras de remodelação do aeroporto que, como se sabe, têm previsão de início ainda este ano.

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A luta pelo estacionamento deu frutos

Como sabeis, desde 2015, que o SITAVA tomou em mãos o grave problema da falta de estacionamento sentido por todos os trabalhadores que labutam diariamente no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa.

Durante todo este período, umas vezes com mais visibilidade, outras fazendo o trabalho de bastidores longe dos holofotes, mas nem por isso menos importante, temos vindo em cada momento a disponibilizar a informação possível.

É do conhecimento público que o SITAVA, desde um primeiro pré-acordo com o Governo em que estava também envolvida a Camara Municipal de Lisboa, até a reuniões com o Conselho de Administração da ANA Aeroportos e com a autarquia dos Olivais, assim como com a comissão de utentes dos bairros afetados pela ação da EMEL, tem feito de tudo.

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SPdH/Groundforce — Mais um passo no sentido certo

Terminou neste mês de Agosto uma fase muito importante para a concretização de um objetivo comum à generalidade dos trabalhadores da SPdH/Groundforce: a revisão do AE, com uma perspetiva de melhoria das condições de vida e de trabalho, concretamente da organização dos tempos de trabalho, além da consolidação de algumas importantes melhorias remuneratórias.

Foram muitas reuniões e dezenas de horas de trabalho que geraram quase 300 propostas e contrapropostas de alteração ao AE. Muitas destas não passaram de meros exercícios, mas de grande utilidade na medida em que nos permitiram aprofundar o conhecimento sobre a realidade que é hoje a nossa empresa.

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