“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

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Reunião com a Groundlink – 23/02 - DGERT

Na sequência da publicação, em Diário de República, da Portaria de Extensão do Contrato Colectivo de Trabalho assinado entre o SITAVA e a AESH (disponível aqui), interpelámos por escrito a Groundlink, no passado dia 19 de Dezembro, no sentido da empresa aplicar a Portaria, com efeitos retroactivos a 1 de Novembro.

Não tendo havido resposta por parte da Groundlink, solicitámos à DGERT/Ministério do Trabalho a abertura de um Processo de Prevenção de Conflitos.

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Reunião com a Ryanair – 15/02 — DGERT

Na sequência da publicação, em Diário de República, da Portaria de Extensão do Contrato Colectivo de Trabalho assinado entre o SITAVA e a RENA (disponível aqui), interpelámos por escrito a Ryanair, no passado dia 19 de Dezembro, no sentido da empresa aplicar a Portaria, com efeitos retroactivos a 1 de Novembro.

Não tendo havido resposta por parte da Ryanair, solicitámos à DGERT/Ministério do Trabalho a abertura de um Processo de Prevenção de Conflitos.

Nesse âmbito, está marcada para o próximo dia 15/02 uma reunião DGERT/SITAVA/Ryanair, após a qual informaremos os desenvolvimentos havidos.

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Grupo SATA — O Estado a que Isto Chegou

Por variadíssimas vezes, o SITAVA alertou os trabalhadores do Grupo SATA, e a opinião pública regional, para os perigosos caminhos que estas empresas estavam a trilhar.

Para o SITAVA, é impensável que toda esta calamidade se tenha passado assim às claras e ao longo do tempo, sem que o acionista único, o Governo Regional, se tenha apercebido de tamanho desastre.

A ação das diversas administrações que, ao longo do tempo, foram gerindo a seu belo prazer, sem que o acionista, Governo Regional, tenha tido qualquer intervenção como lhe competia, acabou por colocar estas duas entidades num patamar de responsabilidade que não lhes permite mais continuar a fazer de conta e assobiar para o lado enquanto tudo se afunda. Têm que ser responsabilizados.

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Acordo SITAVA - Governo cumprido na sua plenitude – Ponto 3 – contrato SPdH/TAP

Como é público o SITAVA assinou um acordo com o Governo, no passado dia 30 de Junho de 2016, que foi reiterado em 23 de Dezembro de 2016 e em 21 de Setembro de 2017;

Volvido mais de um ano e meio, o referido acordo cumpre-se agora na sua plenitude, através da concretização do ponto 3 (renovação do contrato de handling SPdH / TAP).

Ao longo destes últimos meses fomos fazendo o acompanhamento próximo da situação através de reuniões bilaterais com o Governo e, em particular, nas últimas semanas, através de contactos permanentes com o Governo e com as administrações da SPdH e da TAP, sendo hoje finalmente possível dar conta do acordo entre as partes para a renovação por mais 5 anos (máximo legal).

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TAP — Atualização salarial 2017 e Outros Compromissos

Passados mais de 6 meses sobre a assinatura do protocolo de que resultou a atualização salarial de 1% para 2017, e mais de um mês sobre a última reunião, realizou-se ontem, dia 15, a pedido da TAP, mais uma reunião sobre a matéria.

Escusado será dizer que o SITAVA ia para esta reunião com altas expectativas, não só porque já estamos em 2018, mas, e principalmente, porque acreditávamos que, com tantos prémios e êxitos comerciais anunciados em tudo o que são meios de informação, era desta que a TAP iria reconhecer o óbvio, ou seja, que tudo isso foi conseguido à custa do esforço dos trabalhadores e que, finalmente, estes iriam ser justamente ressarcidos.

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