“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

1 2 345678

image

image

image

image

image

image

image

image

<< >> Play > Stop

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

Segurança Social Pública, Universal e Solidária. Conquista de Abril a Defender e a Reforçar

Ao assinalarmos o 8 de Maio, Dia Mundial da Segurança Social, importa reafirmar que em Portugal, o Sistema Público de Segurança Social, é uma conquista da Revolução de Abril, que se traduziu na melhoria das condições de vida dos trabalhadores e das suas famílias.

O Programa do I Governo Provisório saído da Revolução viria a determinar para a política social – a substituição progressiva dos sistemas de previdência e assistência, por um sistema integrado de Segurança Social. São desse período a criação da “pensão social” (1974), o “subsídio de Natal” para os pensionistas (1974), o subsídio de desemprego (1975), o “suplemento de grande invalidez” (1975),“o complemento por cônjuge a cargo” (1975), da “maternidade” (1976), o “regime dos independentes” (1977), do abono de família, prestações complementares (1977), e várias medidas de melhoria para os “trabalhadores do serviço doméstico” (1978), entre outros. Por sua vez, o regime não contributivo viria a ser criado em1980.

 
Comemorações do 25 de Abril e do 1º de Maio

 

As comemorações anuais de datas históricas como a do 25 de Abril e a do 1º de Maio ganham, nos contextos político e económicos actuais, especial relevo e uma importância acrescida.

Ler mais...

 

 
Execução Orçamental do 1º Trimestre

No comunicado que antecedeu a publicação da Síntese da Execução Orçamental do 1o trimestre do ano, o Governo congratula-se pelo défice atingido. Verificamos, no entanto, que o Governo tem muito poucos motivos para festejos: o défice da Administração Central e Segurança Social foi de 1 334,7 milhões de euros entre Janeiro e Março, três vezes superior ao verificado em igual período de 2012 (434,2 milhões de €), confirmando o prognóstico de uma profunda espiral recessiva.

Ler mais...

 
Contra a Exploração e o Empobrecimento. Uma vida melhor. Existem Alternativas

 

A política do Governo PSD\CDS é uma monstruosidade fiscal, é económica e socialmente desastrosa e politicamente insustentável.

As perspectivas de novos cortes nas funções sociais do Estado, nos direitos dos trabalhadores dos sectores público e privado, nas prestações de desemprego e doença, nos direitos dos jovens, reformados e pensionistas, confirmam o fracasso do memorando da troica e da política de direita e indicia a acentuação do empobrecimento das famílias e do país.

Persistir na austeridade e recessão é acrescentar mais corte na despesa social, destruir o emprego e fomentar o desemprego, aprofundar as injustiças e as desigualdades sociais, aumentar o défice e a dívida, fragilizar a democracia e a soberania.

A necessidade de uma mudança de política e de governo torna-se, neste contexto, uma questão incontornável que ganha cada vez mais consenso na sociedade portuguesa.

Existem alternativas à política até agora seguida pelo Governo PSD\CDS.

Ler mais...

 

 
ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL

 

Veja do documento aqui.

 
<< Início < Anterior 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 Seguinte > Final >>

Página 64 de 74

Instante Sindical

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos