“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

1 2 345678

image

image

image

image

image

image

image

image

<< >> Play > Stop

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

SPdH — Ponto da situação

PRÉMIO DE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS:

No nosso último comunicado, demos conta da proposta da empresa, relativamente ao Prémio de Distribuição de Lucros, que passava por excecionalmente, este ano, a componente da avaliação de desempenho fosse distribuída pelas outras componentes, não discriminando o valor a receber em função da avaliação. Por proposta da empresa tal solução só avançaria se todos os sindicatos estivessem de acordo.

Da parte do SITAVA, aceitámos a proposta por ser uma solução mais equitativa e, simultaneamente, mais rápida. Após a comunicação do Presidente Executivo, fica claro que, mais uma vez os trabalhadores vão sair prejudicados porque alguns pensam mais nas suas agendas pessoais, recusando o que seria muito mais vantajoso para todos (e mais ainda tendo presente a proposta formulada por esses mesmos, em que 746 trabalhadores seriam duplamente penalizados).

Ler mais…

 
Reunião com o CA das Lojas Francas de Portugal

O SITAVA reuniu com a Empresa no passado dia 9 (sexta-feira), tendo manifestado, de viva voz, o desagrado dos trabalhadores por tão limitada correção salarial.

Escudando-se na mudança de acionistas, a empresa não quer assumir a responsabilidade pelos constrangimentos do passado que, como todos sabemos, provocou uma compressão salarial que não se resolverá com atualizações deste nível.

A Empresa informou estar em estudo uma forma de remuneração variável através de um plano de incentivos em função das vendas, a iniciar no dia 1 de abril. Não estando nós em desacordo, reafirmamos que a parte da remuneração fixa terá de ser o garante da valorização do trabalho e a principal forma de compensar a penosidade, por vezes, imposta por horários noturnos completamente desregrados.

Ler mais…

 
Segurança Aeroportuária — Ponto da Situação

Na sequência do processo negocial, o SITAVA propôs à AES (Associação de Empresas de Segurança), que a negociação passasse à fase de Arbitragem Voluntária.

No entanto, a AES respondeu, no passado dia 4, negativamente a essa proposta, alegando que, apesar de reconhecer a especificidade dos trabalhadores aeroportuários, não tem condições para ir mais longe do que aquilo que assinaram com outros “sindicatos”, uma vez que os contratos com a cliente ANA assim não permitem.

Vêm outra vez anunciar, sem nunca o demonstrar, que a proposta da Mediação, apresentada pela DGERT e que nós aceitámos, num enorme esforço negocial da nossa parte, importaria um “agravamento de custos superior a 45%”, relativamente ao que têm hoje, designadamente através do aumento pecuniário nas seguintes cláusulas: Carreiras, 18,3%; subsidio de turno 8,3%; feriados, 2,9%; definição de trabalho noturno, 2,2%; Trabalho suplementar, 1,9%; vencimento e subsidio de alimentação, 3,8%.

Ler mais…

 
Groundlink — Reunião 09/03

Tal como havíamos informado, a Groundlink promoveu uma reunião, em que estivemos presentes, com o objectivo de “discutir, em geral, o atual momento do sector do Handling em Portugal e, em particular, as relações laborais na Groundlink III Handling, Lda”.

Nessa reunião, a Groundlink assumiu o compromisso de enviar durante o próximo mês de Abril, uma proposta de Acordo Colectivo, tendo por base o actual CCT SITAVA – AESH, a fim de se iniciar o processo negocial.

Recordamos que enquanto o processo negocial do eventual Acordo de Empresa não estiver concluído, aplica-se o CCT, que está disponível para consulta dos trabalhadores no site do SITAVA.

Ler mais…

 
Ryanair — Reunião 07/03

Tal como havíamos informado, a Ryanair promoveu ontem uma reunião, em que estivemos presentes, com o objectivo de “discutir, em geral, o atual momento do sector do Handling em Portugal e, em particular nas relações laborais no sector do self-handling da Ryanair”.

Nessa reunião, foi afirmado pela Empresa, a necessidade de se iniciar, com a maior brevidade, a negociação de um Acordo de Empresa (AE).

Foi-nos, novamente, confirmada a aplicação do CCT (Contrato Colectivo de Trabalho) entre o SITAVA e AESH, já nos próximos “processamentos de vencimentos” do mês de Março.

Enquanto o processo negocial do eventual Acordo de Empresa não estiver concluído, aplica-se o CCT, que está disponível para consulta dos trabalhadores no site do SITAVA.

Ler mais…

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 7 de 78

Instante Sindical

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos