“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

1 2 345678

image

image

image

image

image

image

image

image

<< >> Play > Stop

Não ao Retrocesso Social

Boletim Igualdade

Indústria em Portugal

25 de Abril e 1.º de Maio – A Festa e a Luta

«Aqui posto de comando das Forças Armadas. As Forças Armadas portuguesas apelam a todos os habitantes da cidade de Lisboa no sentido de recolheram a suas casas, nas quais se devem conservar com a máxima calma»

Foi assim, que naquela madrugada, quando passavam 26 minutos das quatro horas, foi anunciado aos microfones do R.C.P. o princípio das operações militares que haveriam de nos proporcionar uma das mais belas e genuínas revoluções populares que a história nos conta.

Mas o povo não obedeceu e o 25 de abril de 1974 mudou Portugal. A partir daquela quinta-feira de há 45 anos foi possível pensar, falar e escrever livremente. A guerra colonial acabou, os presos políticos foram libertados e as eleições passaram a ser livres. A censura acabou também e esta liberdade chegou às redações dos jornais, da rádio e da televisão, que se aliaram aos revoltosos no desenvolvimento das operações militares e nas movimentações populares que se seguiram. Foi o início de uma bela e gloriosa caminhada que não mais acabará.

Ler mais…

 
ANA — A “curva Lacerda” deixou escola!

Todos se lembram do que foi a última avaliação da empresa e das alterações que a gestão do Eng.o Carlos Lacerda/ Dra. Catarina Horta efectuaram, a meio do percurso avaliativo, referente a 2017, que tanto penalizou os trabalhadores no final de 2018.

Pensava o SITAVA que, com a mudança de intervenientes, mudasse também a prática errada de avaliação a quem tudo dá para que a empresa obtenha os resultados espectaculares anunciados: os seus trabalhadores.

Mas, afinal, a famosa “curva Lacerda” manteve-se e continua a penalizar quem contribui para os lucros da ANA/VINCI.

Ler mais…

 
Segurança Aeroportuária — A justiça tarda, mas não falha!

Em Agosto de 2016, os Assistentes de Portos e Aeroportos (APAs) realizaram uma greve histórica, exigindo um CCT e condições de SST adequados à especificidade das funções de Aeroportuários.

A empresa multinacional Prosegur, que presta este serviço no Aeroporto Humberto Delgado, com uma longa prática de ilegalidades, talvez por ser multinacional e se achar acima da Lei do país, violou o direito à greve destes trabalhadores ao substituí-los por outros, conforme sentença proferida pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, Proc. no 5225/16.4T9LSB.

Ler mais…

 
Grupo SATA — Informação

Caros associados,

Correspondendo a um convite do Conselho de Administração, o SITAVA reuniu no passado dia 3, em conjunto com todos os sindicatos representativos dos trabalhadores do Grupo SATA.

Apesar de ter sido uma reunião inconclusiva, nem por isso queremos deixar de informar os trabalhadores da sua realização, até porque a matéria em análise, reestruturação das empresas do Grupo SATA, diz respeito a todos nós.

O Conselho de Administração pretendeu, nesta reunião, apresentar e discutir com os sindicatos ideias, ainda em análise, para o projeto de reestruturação que, em conjunto com o acionista único do Grupo, o Governo Regional, pretende implementar.

Ler mais…

 
Estacionamento - Ponto da Situação

Tal como tínhamos referido no último comunicado, fizemos um pedido de reunião urgente ao novo Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Integrando uma delegação da CGTP, reunimos com o Sr. Ministro das Infraestruturas e da Habitação, no passado dia 27 de Março, onde, entre outros temas, destacámos como prioritária a situação do estacionamento dos trabalhadores aeroportuários, lembrando ao Governo, e em concreto ao Ministério em causa, as promessas feitas e os compromissos assumidos, aquando do acordo sobre o estacionamento nos aeroportos, em Dezembro de 2016.

Da parte do novo Ministro das Infraestruturas, registámos a preocupação com esta situação e a vontade de arranjar soluções tão cedo quanto possível.

Ler mais…

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Página 5 de 86

NOVOS PROTOCOLOS

Instante Sindical

Segurança e Saúde no Trabalho

Sítio dos Direitos

Guia de Direitos