“ (...) a associação sindical constituída pelos trabalhadores nele filiados, que exercem a sua actividade profissional exclusivamente correlacionada com o sector da aviação civil,
aeródromos, aeroportos e navegação aérea”. “ (...) exerce a sua actividade em todo o território nacional”.
dos Estatutos do SITAVA

SITAVA

Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos

 

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Não ao Retrocesso Social

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Indústria em Portugal

Portway — 2019, novo ano, novas perspectivas

Como é do conhecimento de todos, o SITAVA não assinou o AE da Portway, em Junho de 2016.

Quando o não fizemos, após muita ponderação e diálogo com os trabalhadores, tínhamos consciência que o caminho não ia ser fácil, mas ao mesmo tempo também tínhamos noção que o AE explorado na sua plenitude seria tremendamente nefasto para os trabalhadores da Portway.

O tempo tem-nos dado razão: seja por via dos cortes e congelamentos, seja pela desregulação total e absoluta dos horários de trabalho, tudo permitido e validado pelo AE, a vida dos trabalhadores da Portway tem sido um verdadeiro inferno.

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SPdH — 2019, é tempo de virar a página

Anexo II (retroactivos de Agosto a Outubro de 2017)

Como é público, no acordo de revisão salarial assinado em Outubro de 2017, ficou estipulado que o pagamento dos retroactivos correspondentes a 3 meses (Agosto a Outubro), seria feito numa única parcela.

Depois de vicissitudes várias, que motivaram um atraso significativo no pagamento deste valor, a empresa finalmente confirmou que o mesmo será processado no mês de Dezembro, encerrando assim este capítulo.

Recordamos também que, fruto do acordo assinado em Outubro de 2017, em Janeiro de 2019 será feita a 3.a actualização da tabela salarial.

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Segurança Aeroportuária — Lutar pela dignidade nunca foi fácil

Como é já do vosso conhecimento, vem aí mais um CCT assinado entre a AES e outros sindicatos. O SITAVA, mantendo como sempre a sua coerência na defesa dos APA ́s, informa que, à semelhança do que sucedeu em 2017, deduzirá oposição ao projecto de portaria de extensão, mantendo assim a possibilidade (aos nossos associados se o entenderem) de continuar com a aplicação do CCT 2011 ou outro.

Não conseguimos ver neste novo CCT, senão mais um instrumento que vem penalizar ainda mais os trabalhadores. Se por um lado coloca mais alguns euros na tabela salarial, vem por outro retirá-los no pagamento do trabalho extraordinário e feriados, que passam a ser pagos pela metade do que vigora atualmente. E mesmo que nos digam que é “só” por dois anos, sabendo nós a carga de trabalho extraordinário a que somo sujeitos, parece-nos que esse aumento na tabela é, claramente, um presente envenenado.

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Aviação Estrangeira - Reunião de Comissão Paritária

Decorreu uma reunião de Comissão Paritária entre o SITAVA (que também representou o SQAC) e a RENA (Associação das Companhias Aéreas em Portugal), a nosso pedido, em virtude de divergências que surgiram na interpretação do CCT (BTE n.o 38, de 15 de outubro de 2017).

Da reunião resultou que existe consenso entre as partes quanto à estrita aplicação, tal como consta do CCT, das cláusulas respeitantes à organização dos tempos de trabalho, ao subsídio de alimentação e às actualizações salariais em 2018.

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Ryanair/Groundlink — Ponto de situação - Negociação dos Acordos de Empresa

Iniciaram-se, no passado dia 12 de Setembro, as negociações com as empresas Groundlink e Ryanair, com vista à criação de um Acordo de Empresa específico para cada empresa. Apesar do SITAVA ter proposto um ACT (Acordo Colectivo de Trabalho) para as duas empresas, as mesmas optaram por negociar um AE (Acordo de Empresa) para cada uma delas e que possa substituir o CCT actualmente aplicado que, recordamos, se existe, apenas se deve ao esforço e perseverança do SITAVA.

Nas 3 reuniões realizadas, com maior ou menor dificuldade, temos conseguido dirimir, todo o projecto de Regulamentação Laboral para as duas empresas, salvaguardando as expectativas dos seus trabalhadores, reflectidas nas nossas propostas.

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